Facebook ou Google, qual a melhor opção para promover o meu negócio?

cintiaaa

Tenho recebido vários questionamentos sobre qual é a melhor opção para fazer anúncios pagos, se é no Facebook Ads ou no Google Adwords. E hoje, o nosso artigo é para esclarecer um pouco das diferenças entre as duas mídias e assim você vai poder identificar qual é a estratégia mais assertiva para o seu negócio.

Primeiramente, precisamos entender como é o funcionamento de cada mídia, depois definir qual é o nosso objetivo de marketing e aí então, escolher o canal que será utilizado para promoção. Vamos lá?!

Facebook  Ads

Facebook é a maior rede social do mundo e conta hoje com aproximadamente 2 bilhões de usuários ativos em todo o mundo.

O Facebook permite que sejam criadas páginas de fãs direcionadas para empresas, marcas ou produtos, associações ou qualquer organização com ou sem fins lucrativos. Essas páginas, também conhecidas como Fanpage, permitem diversas funcionalidades para a promoção de negócios, como os anúncios pagos – Facebook Ads (Ads é abreviatura de advertisements que significa propaganda/publicidade).

Considerando que os resultados no Facebook organicamente (sem pagar por anúncios) é bem insatisfatório (estimula-se que em média, apenas 3% dos fãs da página recebem o conteúdo postado) é fundamental que a empresa invista em Facebook Ads.

Os anúncios pagos no Facebook podem ser criados considerando cada objetivo da ação e segmentando o público que irá visualizar o anúncio. Essa segmentação pode se dar por gênero, idade, interesses, formação, renda familiar, localização entre outras características, sendo essa uma das principais característica e vantagem da ferramenta.

Vale destacar que esse tipo de anúncio pode aparecer para o usuário sem que ele tenha demonstrado interesse, sendo bastante importante para captar pessoas que estejam em “estágio de descoberta”, que não conhecem determinado produto, que podem tomar alguma ação devido a uma “promoção” ou que vão iniciar um relacionamento com a marca.

Google Adwords

Essa é uma ferramenta de anúncios já bem consolidada, lançada em 2000. É sinônimo de busca por informações para todo o mundo. Existem outros mecanismos de busca com serviços semelhantes, como é o caso do Bing e o Yahoo. Porém, a grande diferença é o alcance muito maior do Google, em relação aos concorrentes.

Vamos pensar… quantos dias você fica sem fazer pelo menos uma pesquisa no Google? Basicamente todos os usuários da internet utilizam o essa fonte de informação diariamente.

O Google Ads permite criar anúncios de texto redirecionando para seu website, um hotsite, uma página de mídias sociais.

Google AdWords é um mercado onde empresas pagam para ter o seu site ranqueado acima dos resultados de busca orgânica, baseado em palavras-chave.

Como funciona?

Ele funciona assim: você cria um anúncio e dá um lance na palavra-chave escolhida.

Quando alguém fizer uma busca pela mesma palavra-chave que você utilizou no seu anúncio, ele vai ser exibido junto com os resultados, nas posições de topo.

Quando você paga? Quando clicarem no seu anúncio.

E a concorrência? Naturalmente o anúncio da empresa que deu maior lance pela palavra chave vai ser mostrado primeiro, mas não só isso. Na verdade, o Google Adwords leva em consideração a qualidade e relevância dos anúncios.

Uma característica muito importante desse tipo de anúncio é que ele será exibido porque o usuário está pesquisando/procurando/precisando por aquilo, naquele momento. Em contraponto, se a pessoa não procurar pela “palavra-chave” que você escolheu para o seu anúncio, ele nunca vai te encontrar.

Qual devo escolher?

Não dá pra se dizer qual é o melhor. Vai depender do tipo de negócio, produto ou serviço e dos objetivos com o anúncio.

Antes de escolher um ou outo leve em consideração o seu objetivo e a jornada de compra do cliente:

1) Se você busca uma melhoria direta nos resultados de vendas, o Google Adwords é a opção mais adequada.

2) O Google Adwords apresenta uma taxa de conversão mais alta, pois o usuário clica no anúncio que já estava pesquisando e no entanto está mais próximo de efetuar a compra.

3)  Se está buscando construir e consolidar a marca do seu negócio e desenvolver relacionamento com o público, então deveria escolher o Facebook Ads.

4) Se você tem uma promoção muito atrativa e quer estimular a compra ou o interesse do usuário, utilize o Facebook Ads.

5) Você tem um produto muito novo/inovador e as pessoas ainda não conhecem, elas não vão buscar ele com alguma palavra chave. Então você pode utilizar a estratégia de Facebook Ads para apresentar isso aos possíveis consumidores.

Espero ter esclarecido um pouco das diferenças básicas entre essas ferramentas e acompanhe os próximos conteúdos!

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